* Pergunta 5

5. VAMOS PARA O NOSSO QUARTO VÍDEO. COMO TEM SIDO A EXPERIENCIA DE FAZER ESSES VÍDEOS E O QUE MUDOU EM RELAÇÃO AO PRIMEIRO (SE MUDOU)? NAIDE: O primeiro vídeo, a dificuldade foi imensa. Eu não conseguia cantar a música até o fim. Minha voz sumia. Eu a achava tão diferente daquela que eu ouvia cantando em grupo. Com muito ensaio e insistência a segunda música foi melhor. Aprendi a cantar melhor ouvindo só a minha voz. Acho que aprendi muito nesse período. Eu vejo um crescimento enorme do primeiro vídeo para o último. No geral, acho que aprendi e cresci muito nesse período da pandemia e os vídeos são muito importantes pelo esforço que estamos fazendo para manter o Femina 25 de pé, funcionando. ELZA: Mudou muita coisa, sim. No início era muito mais difícil fazer os vídeos sozinha. Aos poucos fomos aprendendo. A cada novo vídeo contamos com maior participação das colegas, que sempre dão opiniões valiosas, além, é claro, das opiniões, dicas, auxílio dos Professores. ZENIRA: No início, eram muitos problemas: Como cantar sozinha? Que figurino usar? Como iria me posicionar diante da câmera? Como usar a tecnologia? Enfim, as dúvidas só aumentavam. Buscando ajuda, aqui e ali, fui aprendendo um pouco mais e, no momento, me sinto com mais confiança para produzir os meus próprios vídeos. MIRIAM: Embora usuária assídua há anos, a tecnologia exigia paciência e superação, para quem vive sozinha. Aprendemos, já está mais fácil e o resultado tem sido gratificante. CÉLIA: O Primeiro vídeo foi muito prazeroso. Quando se resolveu que faríamos um vídeo, se criou ali uma meta, um objetivo, uma coisa para fazer. Foi um alento. Isto se deu lá pelo meio do ano, num momento de muita incerteza, de falta de rumo. Foi muito bom. Para mim, foi o mais gratificante. Quando ficou pronto, foi uma luz. Adorei. [...] Gostei também do Noite Feliz [...] Acho que foi neste que mudamos o jeito de fazer o vídeo e isto foi um facilitador bem legal [...] a familiaridade maior com o método, ajudou bastante. E o resultado final deste último vídeo foi muito gratificante. Me senti mais segura. Mas [...] em nenhum dos vídeos foi absolutamente tranquilo. Em todos, precisei repetir muitas vezes a gravação, tanto do áudio, quanto do vídeo. No cômputo geral, posso dizer que gostei muito da experiência e acho que ela só enriqueceu e fortaleceu o grupo. Voltaremos mais seguras, confiantes e unidas. CLÁUDIA: Tem sido muito divertido para mim. Imaginar uma cena, dentro da música. Ainda sinto muita dificuldade na frente da câmera pois não tenho ninguém para me auxiliar. Estes momentos de cantar e gravar são individuais, mas o resultado é coletivo, do esforço de um trabalho em grupo. MARIA HELENA: Desafio, desafio, aprendizado às pampas. Os três primeiros vídeos foram difíceis ainda. O Devolva-me, incorporado, ainda que várias repetições. E este Proibido, será proibido proibir? Ah! Já o tenho delineado, sem causar melindres. Tem tudo para ser divertido para todas. DULCE: A atuação continua sofrível, mas sobram técnica e habilidade para montar um estúdio com mesas, bancos, livros, ou só uma fita adesiva para prender o celular na janela e ter a melhor luz, ângulo e "flechar" a câmera. Cantar para um aparelho já não me desespera. O sentimento hoje é de orgulho e gratidão. Sou grata ao grupo, sou grata aos mestres Luciano e Regina por sempre acreditarem. ÁGUIDA: Apavorante e gratificante ao mesmo tempo. Com o andar da carruagem está ficando mais fácil entender e lidar com a tecnologia, com o nervoso e as inseguranças, o que resulta em ganho artístico. ANA: Como relatei anteriormente, minha dificuldade com o manuseio do equipamento virtual, no início da pandemia, era muito grande. Lançados os desafios do isolamento, entre eles a gravação do primeiro vídeo, tive que partir para uma atualização e aprimoramento do uso das poucas ferramentas que conhecia. A gravação do primeiro vídeo exigiu que me familiarizasse com uma “parafernália” de equipamentos que deveriam funcionar simultaneamente. Foi difícil, mas trouxe grande satisfação quando, após várias gravações, cheguei a um trabalho favorável e realizado totalmente sozinha. Também no preparo de minha primeira gravação descobri o som de minha voz cantada sem acompanhamento, a importância do domínio da música ao cantá-la de cor e a necessidade de haver concentração e sintonia entre os elementos envolvidos na gravação. Após a gravação do primeiro vídeo, a realização dos demais já se tornou mais fácil pois o maior domínio da estrutura virtual permitiu mais tranquilidade e confiança na realização do trabalho. Estando já na véspera da gravação de nosso quarto vídeo e tendo uma rotina pré-estabelecida, me preparo para, após os ensaios da música, fazer a gravação desta, submetendo aos professores o trabalho e posteriormente partir para a elaboração do vídeo individual. Com base no tema da música a ser gravada e nas características da época de sua gravação original, fazemos encontros para exercitar o “brainstorming” com a finalidade de estabelecer diretrizes que irão nortear a gravação do vídeo individual. Após envio do material para editoração do vídeo final, ficamos aguardando com expectativa o coroamento do trabalho com o Femina passando aos espectadores sua mensagem de alegria através de seu canto coral. Obrigada por participar deste seleto grupo...... VERA: Continua sendo bastante difícil, pois eu dependo de alguém para gravar (só tenho um celular e preciso contar com a boa vontade de alguém…). Mas, quando ouço o vídeo pronte, quando o vejo, fico emocionada e, se não parecer exagerado, choro de emoção por ter conseguido. Nós chegamos lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

* PERGUNTA 3

* Depoimento adicional (Elza)

* PERGUNTA 1