* Depoimento adicional (Elza)

Boa tarde , Professor 1. A primeira observaçao seria uma complementaçao à resposta do item 1 do questionario : Muito enriquecedor o aprendizado, que nao deixou de , , acontecer, mesmo durante a pandemia. Aprender a entender uma partitura (meu conhecimento vinha da época do curso ginasial, onde conheci as notas musicais nas aulas de canto orfeônico) é uma janela maravilhosa que está se abrindo aos poucos. Nas aulas presenciais tive o auxilio da minha madrinha, Águida, que cantava e me ajudava ao mesmo tempo. Agora, na pandemia , fui ouvindo as explicaçoes dos Professores e entendendo o sinal correspondente. Outro aprendizado , sem duvida, foi o do uso do celular (usava apenas como meio de comunicaçao ,ou consulta ao google). Com as aulas on line, precisei aprender a utilizar diversas funções que ele oferece. Foram sendo aprendidas de acordo com a necessidade e com o auxilio das colegas do grupo que já dominavam o uso destas novas tecnologias. Bem dificil, mas tudo isto resulta em SAUDE MENTAL, PSICOLOGICA, EMOCIONAL. 2. Curiosidades: Para o vídeo RITMO DA CHUVA precisava filmar uma sombrinha girando. Este nao deu para fazer sozinha. Fui ate´a Portaria do predio e pedi auxilio ao Porteiro, que girou a sombrinha enquanto eu gravava .Enviei a ele o video pronto e tempos depois ele comentou :" Cada vez que olho este video , penso" Eu estou aqui " Tambem peço o auxilio dele para as fotos (onde mostramos a roupa que iremos usar). Foi assim, também na foto do brinde. Eu , no jardim da frente do predio, com uma taça erguida, o porteiro fotografando. E os vizinhos enrando e saindo, sem entender nada. 3. Com relacao às musicas da Jovem Guarda, nao gostava da maioria delas. Gostava de algumas, como Coraçao de Papel. Nao gostava do Roberto Carlos daquela época. Mais tarde ele fez músicas que gosto muto. Naquela época eu preferia de Bossa Nova, com Joao Gilberto, Tom, Vinicius, Maysa ...Também Luiz Vieira, Taiguara, Elis. Gostava muito das orquestras, do Abba, Nat King Cole, Elvis, Sinara ... e de todas as italianas. Acho que este gosto pelos cantores internacionais vinha dos filmes, das matines dos domingos. Ia sempre com minha irmã, cinco anos mais velha do que eu. Preferíamos os musicais. Entretanto, agora, diante dos teus belíssimos arranjos, e com o olhar para aquela fase, como historia da MPB, passei a gostar de músicas que não gostava antes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

* PERGUNTA 3

* PERGUNTA 1