* PERGUNTA 3

3. NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS VÍDEOS TEMÁTICOS, ONDE VOCÊ RECORREU PARA BUSCAR ROUPAS E OBJETOS DAQUELA ÉPOCA QUE COMPUSERAM AS CENAS? ELAS LHE TROUXERAM ALGUMA(S) MEMÓRIA(S) EM PARTICULAR? NAIDE: Tentei lembrar de algumas coisas e busquei alguns objetos parecidos da época. As minhas irmãs tinham tiaras para o cabelo, brincos de plástico coloridos em formato de argola, vestidos com estampas de cores vivas como verde garrafa, amarelo, vermelho, azul Royal. Lembro de elas irem bem-produzidas para as matinês (no interior eram bailes dançantes nas tardes de domingo), ou nos bailes a noite. ELZA: No processo de construção dos vídeos temáticos, busquei nas lembranças, em fotos da época, minhas e as que as colegas trouxeram. Utilizei roupas e objetos que tinha em casa, como discos antigos, por exemplo. Sobre a construção das cenas: Para o vídeo "Devolva-me", mexer com todo aquele material (discos, fotos, cartas), trouxe à tona muitas memórias, algumas alegres, outras tristes. Às vezes ri, outras chorei, (por exemplo revendo fotos antigas de queridos que já não estão mais aqui, ou no momento no qual encontrei cartas escritas por meu pai à minha mãe). Tudo são memórias do tempo em que éramos jovens, pois vivemos a época da Jovem Guarda. Para a preparação de cada novo vídeo, todas trazem ao grupo suas experiencias de como foi ser jovem na época, à sua maneira. ZENIRA: Esse processo está sendo um pouco difícil para mim, talvez pela simplicidade da vida no interior. Não tenho muitas lembranças do que se usava na época, nunca fui muito ligada em moda. Hoje tenho que recorrer a sites de revistas da época para ver e relembrar alguma coisa. MIRIAM: Recorri aos álbuns de fotografias, à internet e utilizei itens que já possuía, que estavam guardados. CÉLIA: Para o figurino da época, busquei, basicamente, um colar de bolas, em geral de uma só cor, que combinava com o sapato e a bolsa (isso era inegociável) e um jeito no cabelo (soltos, ao natural, para sair, nem pensar). Lembrei de um verão em que lançaram roupas que combinavam verde com vermelho. Uma enorme transgressão ... Ganhei uma blusa verde bandeira com um enorme morango na frente. Foi difícil encarar. Mas depois, como o que é moda não incomoda ... passei o verão com a tal blusa, me sentindo muito ousada. CLÁUDIA: Para buscar roupas e objetos na construção dos vídeos eu olhei alguns vídeos da época e tivemos troca de ideias com as componentes do coral. Para gatinha manhosa usei uma peruca Chanel que usava quando tinha meus 17, 18 anos e que fazia sucesso!!! Foi uma experiência muito boa quando minha neta me viu com a peruca (ela nem sabia o que era peruca kkk) e depois ela e minha filha me ajudaram na maquiagem. Para o primeiro vídeo, fui para a casa de minha mãe, pois tínhamos que gravar som e imagem com luz natural e sem barulhos. Ela me emprestou o seu celular por que era preciso 2 aparelhos. Ela ouvia as gravações e comentava: nesta parte desafinaste um pouco. Assim íamos nos desafiando ocupando o tempo e realizando um novo trabalho. MARIA HELENA: No trespass! Quarentenando. Tudo arranjado por aqui, com a ajuda do povo do lugar. Rolou conversas e risadas. ÁGUIDA: Basicamente me utilizei de objetos e vestuário próprio que de alguma forma remete à época da jovem guarda, na cor ou no formato. ANA: Como apreciadora e garimpadora de objetos e fatos antigos que marcaram minha vida e de meus ancestrais não tive, até então, maiores dificuldades em adaptar figurinos e acessórios necessários às gravações dos vídeos. VERA: Para o vídeo do “Rítmo da Chuva” a nossa maior preocupação foram os guardas-chuvas. Falei que ninguém deveria usar guarda-chuva preto. Algumas contestaram ser esta a cor do seu guarda-chuva. Então tirei fotos de todos os meus (tenho um monte, por gostar…). Assim, emprestei 5 e senti uma alegria muito grande ao vê-los participarem da gravação. Esta música também me trouxe uma lembrança querida. Quando eu a cantava, fazia-me acompanhar pelo violão. Na “Gatinha Manhosa, já houve uma maior elaboração na maquiagem, cabelos (comprei um aplique, para fazer o mesmo penteado do meu debut), roupas, brincos. Chegamos a fazer um book para nossos professores e colegas opinarem sobre nosso visual. No “Devolva-me”, cada uma fez a sua encenação. Procuramos fotos de nosso tempo de “gurias” de colégio, fotos 3x4. Foi muito gostoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

* Depoimento adicional (Elza)

* PERGUNTA 1